quinta-feira, 7 de abril de 2011

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

1- NÃO COMA DOCES: O estresse causa a diminuição dos níveis de serotonina, o hormônio que nos acalma. Os carboidratos elevam os níveis desse hormônio, motivo pelo qual ansiamos por bolos e pães em épocas de estresse. Diminua o desejo por esses alimentos comendo mingau de cereais no café-da-manhã e bolachas de aveia durante o dia. Se for comer pão, prefira os integrais.

2- NÃO SEGURE O CHORO: O corpo se livra dos hormônios do estresse por meio das lágrimas. Por isso, se sentir vontade de chorar quando estiver com raiva, faça-o.

3- REÚNA-SE COM OS COLEGAS: Uma pesquisa sugeriu que as más condições de trabalho são uma fonte determinante de estresse. Se essa é a origem da sua raiva - equipamentos antigos, pouco espaço, barulho ou poluição - consulte os colegas para decidir o que poderia ser mudado. Falar com superiores em grupo pode causar impacto.

4- ABRA UMA GARRAFA: Uma taça de vinho tinto é um prazer relaxante no fim do dia. Ele é rico no antioxidante polifenol, que acaba com os radicais livres criados pelo estresse, nocivos às células. Além de reduzir a pressão alta, o vinho tinto estimula a regenereção das células nervosas e cerebrais e fortifica o sistema digestivo. Não tome mais do que uma ou duas taças por dia.

5- COMA COM ATENÇÃO: Faça refeições com calma em vez de beliscar com pressa. Coma sentado à mesa; retire as bagunças de cima dela e desligue a televisão e o rádio antes de comer.

6- LEITE QUENTE: Uma caneca de leite quente antes de dormir é calmante. Resista ao ímpeto de acrescentar chocolate, café, que contêm estimulantes.

7- BEBA CHÁ DE CAMOMILA: Antes de dormir, beba chá de camomila, conhecido pela capacidade de aliviar a insônia.

8- COMECE A CAMINHAR: Além de baixar a pressão sanguínea e reduzir o risco de doenças cardíacas, caminhar também acelera a produção de hormônios tranquilizantes - 30 minutos são o suficiente para aumentar o bem- estar de quem sofre de depressão. Segundo estudos, quem costuma caminhar ao ar livre afirma desfrutar da solidão e do valioso tempo de reflexão que isso lhe proporciona. Quem caminha num belo ambiente natural tende a se exercitar por mais tempo, e o terreno irregular desafia o senso de equilíbrio e coordenação.

FONTE: 1001 Maneiras de Relaxar // Susannah Marriott

Nenhum comentário:

Postar um comentário